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Como ter melhores resultados no Instagram?

Não sabes como conseguir melhores resultados no Instagram? Lê este artigo e agradece-me no fim.

Para teres um Instagram de sucesso tens de ter dois tópicos muitoooo bem definidos:

Qual é o teu objectivo?

Como é que vais saber se estás a fazer bem se não sabes o que queres atingir ou o porquê de fazeres o que fazes?

Em primeiro lugar, define o que queres conquistar através do teu perfil de Instagram.

“Oh! Quero seguidores.”

Sim…e queres seguidores para quê? Queres que te sigam porquê?

Queres muitos seguidores só para mostrares aos outros? Para dizeres que muitas pessoas te seguem?

Podia dizer que não tenho nada contra isso, mas lamento…tenho! Além de isso ser imensamente vazio é absolutamente difícil. Ninguém segue ninguém por seguir, ninguém é influenciado por alguém que não soma valor, que não oferece conteúdo, que não tem algo de especial (nem que seja um bebé ultra fofo ou um cão adorável, mas há sempre algo).

Por isso, em primeiro lugar, a minha dica é: encontra o teu objectivo. Encontra o teu caminho, aquilo que queres realmente fazer com a tua conta de Instagram, aquilo que queres obter.

  • Procuras clientes?
  • Procuras patrocínios de marcas?
  • Procuras parcerias?

Pensa o que queres realmente conquistar.

Quem é o teu público ideal?

Para conquistares o teu objectivo, quem é o teu público ideal? Quem queres que te siga?

  • Queres um público maioritariamente feminino ou masculino?
  • Com que idade?
  • Com que hábitos?
  • Do que gostam? Do que não gostam?

Cria um perfil do público que te interessa, para que os teus objectivos sejam mais facilmente concretizáveis.

Imagina:

  • se procuras clientes – quem são esses clientes?
  • Se procuras patrocínios – quem são os clientes das marcas que te interessam ter como patrocinadores?
  • se procuras parcerias – qual o perfil de pessoas que normalmente segue os teus potenciais parceiros?

Depois de teres estas ideias muito certinhas, é hora de te agarrares ao telemóvel.

1. Cria um perfil comercial

Transforma o teu perfil num perfil profissional.

As estatísticas da tua página serão as tuas melhores amigas. É graças a elas que saberás qual a melhor hora para publicares, qual o melhor dia, se estás a atrair o público que te interessa, se estás a obter os resultados que pretendes.

2. Investe em conteúdo de qualidade

Não, ter uma conta com bons resultados não é magia nem sorte, é trabalho. Muito trabalho.

Por isso, investe em fotografias e vídeos de qualidade. Bom conteúdo visual gera muito mais interacção. Faz com que as tuas imagens se destaquem no meio de tanta informação que circula nesta rede social, torna o que fazes especial, coloca algo de diferente, algo de único, de teu.

Pensa no teu perfil como uma montra, faz com que as imagens do teu feed estejam em perfeita harmonia entre si. Faz com que as cores se associem, com que as imagens conversem umas com as outras, com que estejam visualmente relacionadas.

Cria boas legendas, conta histórias, partilha experiências. Envolve as pessoas e cria conteúdos que os teus seguidores queiram guardar, partilhar, marcar os seus amigos.

3. Publica no horário em que tens mais seguidores online

Através das estatísticas da tua página, percebe qual o melhor horário para fazeres publicações e usa essa informação a teu favor.

Quanto mais interacções tiveres no momento em que o post é tornado público, maior será o alcance da tua publicação. Isto é, quanto mais pessoas reagirem no momento em que publicas, mais gente irá ver o teu post.

O Instagram entende que, ao teres muitas interacções, o teu conteúdo é relevante. Logo, mostra-o a mais pessoas, ajuda-te a chegar a mais seguidores e, obviamente, gera mais interacções.

É uma pescadinha de rabo na boca – conheces esta expressão?

4. Instagram Stories

Sabias que os stories têm um algoritmo paralelo ao do feed? Pois é, por isso, usa e abusa desta ferramenta.

Leva pessoas dos teus stories para os teus posts.

Complementa o que publicas com stories: mostra os bastidores, fala dos detalhes, partilha o feedback dos teus seguidores, entra em directo para responderes a perguntas, dá dicas para que consigam tirar fotografias como as tuas, oferece algo extra.

5. Trata a tua BIO com carinho

A tua BIO resume quem és, do que se trata a tua página, o que os teus seguidores podem esperar – de forma directa, curta e rápida. Por isso, trata-a com muitoooo carinho.

Expressa na tua BIO aquilo que queres que pensem sobre ti, como queres que te vejam e que palavras queres que usem para descrever o que fazes.

É talvez o maior desafio de todos. Tens de ir directa/o ao ponto. Sem rodeios ou floreados. Não tens espaço para grandes explicações, por isso, pensa naquela frase curta e grossa que queres que usem para descrever a tua página.

6. Puxa por interacção

Convida os teus seguidores a dar uma opinião, a responderem a perguntas, a partilharem a sua própria experiência. Faz com que a tua página seja também dos teus seguidores. É um espaço teu criado para eles, por isso, permite que sejam activos, convida-os a fazer parte.

Ideias:

  • promove uma votação nos stories e pública a fotografia que os teus seguidores mais gostarem
  • pergunta que temas gostavam de ver mais desenvolvidos na tua página ou que tipo de fotografias gostam mais
  • pede para te enviarem ideias
  • faz perguntas e interage com quem te responde, constrói conversa
  • pergunta que perfis seguem

Mas atenção, vais logo ter muitaaaas reacções? Claro que não. Estás a começar. As pessoas ainda não te conhecem. No entanto, esse trabalho tem de ser teu. Fala mais sobre ti e puxa por feedback, por respostas.

Se não tiveres logo muitas reacções, não desanimes. Continua, mantém-te consistente no teu conteúdo. A pouco e pouco os resultados começam a surgir.

7. Hashtags

Estás a começar e não tens muitos seguidores? Usa hashtags, chega a mais pessoas através dos temas que lhes interessam.

Identifica as hashtags que têm mais a ver com o que publicas, com o que fazes, com o que ofereces. Tenta escolher hashtags específicas, menos abrangentes e mais relacionadas com os teus posts.

[ Se queres um público maioritariamente português, recorre a hashtags escritas em português de Portugal.]

Vê os posts associados a essas hashtags, percebe se são muito ou pouco usadas, começa a seguir as que mais usas.

Interage com os posts que usam as mesmas hashtags que tu. Comenta sempre que achares oportuno. Leva pessoas para o teu perfil.


Tudo isto é imensa coisa? É. Requer muito tempo? Sim.

Por isso, digo e repito: define muitooo bem os teus objectivos. Tenta perceber o que queres construir e o que pretendes conquistar.

Por mais distante que esteja, por mais abstracto que seja o teu sonho – define uma meta, define para onde queres ir, quem queres ser e o que queres oferecer.

Transforma o teu perfil num perfil vencedor. Transforma-te num(a) rockstar.


Tens perguntas que não estão aqui respondidas?

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Branding, Instagram, Marketing Digital

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