Blog

Criatividade . Empreendedorismo . Marca Pessoal

Como deixar de estar shadowbanned?

O teu alcance diminuiu? Não apareces nos resultados das hashtags que usas? Well, podes ter sido shadowbanned.

O que é isso?

Por definição, shadowban é o acto de bloquear um utilizador de uma plataforma online sem que ele perceba que foi banido. No caso disto acontecer no Instagram, os posts deixam de ser mostrados a utilizadores que não sejam seguidores da conta bloqueada. Ou seja, as publicações deixam de surgir nos resultados das hashstags, localizações e até no “Explorar”. Por isso, é natural que a consequência disto seja uma queda meteórica dos números da página.

Se por um lado isto é péssimo para quem é bloqueado, por outro faz todo o sentido. O Instagram, à semelhança do Facebook, procura oferecer a melhor experiência possível aos seus utilizadores. Por isso, cria mecanismos de defesa anti-spam e contra conteúdos impróprios. Obviamente, tudo o que são técnicas impróprias para expandir números – automações, hashtags irrelevantes ou que nada têm a ver com o conteúdo em questão, etc. – podem fazer surgir estes bloqueios.

No entanto, o shadowban nunca foi uma prática assumida publicamente pelo Instagram, pelo que é uma sanção deduzida pelos utilizadores. Contudo, em resposta a este tema, a empresa veio dar algumas dicas para que as marcas tenham melhores resultados através da plataforma.

  • Ter uma presença visual distintiva: incluir o logótipo, um símbolo icónico da marca, cores da marca ou um produto que seja reconhecido facilmente pela comunidade como sendo da autoria ou propriedade da empresa.
  • Contar histórias: contar a história que suporta os objectivos da marca, envolver as pessoas no propósito do negócio, criar conteúdo de valor.
  • Ser criativa/o: isto é, trabalha para te destacares. Isto não significa que necessitas de produzir conteúdo exclusivo para o Instagram, mas é importante que cries imagens, legendas e vídeos que te inspirem, que inspirem o teu negócio e o teu público. Surpreende, sê única/o.

Shadowban vs. Algoritmo

Sofreste uma redução no alcance ou achas que estás a ter um fraco crescimento de seguidores e reacções no teu perfil? Espera. Pode não ser shadowban, pode ter sido uma alteração relacionada com o algoritmo do Instagram.

Por exemplo, quando o Instagram surgiu, o feed era cronológico. No entanto, sofreu uma mudança para feed de relevância. Isto é, a própria plataforma entende quais os conteúdos mais interessantes para cada pessoa e dá-lhes preferência. Pelo que, algumas pessoas queixam-se ter sofrido perdas consideráveis no alcance orgânico das suas publicações. Desta forma, o algoritmo influencia como as publicações aparecem em cada perfil, dando-lhes mais ou menos relevância. Esta situação varia de conteúdo para conteúdo, de página para página.

Ou seja, quando uma publicação perde prioridade, não significa que a conta tenha sido shadowbanned.

Por esse motivo, segue abaixo um passo a passo para confirmares se a tua conta está a sofrer de shadowban ou não.

Como saber se o meu perfil foi shadowbanned?

  1. Faz uma publicação no perfil que desconfias que tenha sofrido de shadowban e coloca na descrição as hashtags que costumas usar (opta por colocar hashtags menos populares, para que seja menos difícil perceber se o post foi escondido devido a shadowban ou à elevada competição da tag)
  2. Pede para três perfis diferentes, que não te seguem, pesquisarem a hashtag que usaste no post
  3. Vê se surges nessa pesquisa

Se alguma destas contas conseguir ver o teu post, perfeito. Não tens o teu perfil bloqueado e só deves estar a passar por um queda de engagement (que não deves ignorar, mas é menos dramático).

Por sua vez, se não surges em nenhum dos perfis, é provável que a tua conta tenha sofrido shadowban. No entanto, não há qualquer motivo para drama. Abaixo vou explicar-te o que deves fazer.

Como deixar de estar shadowbanned?

1. Faz uma pausa durante 24/48 horas

Experimenta ficar sem realizar qualquer acção na tua conta por 24 a 48 horas. Nenhuma mesmo, nem login. Isto pode fazer com que o Instagram pare de monitorizar a tua conta e, naturalmente, tudo volte ao normal.

2. Diminui a frequência das publicações

Tens feito muitas publicações num só dia? É provável que o Instagram te ache um spammer. Por isso, tenta manter um número razoável de publicações por dia.

Uma publicação por dia, nem sabes o bem que te fazia. Vá, duas no máximo.

3. Revoga os acessos à tua conta

Já utilizaste o Instagram para fazer login em alguma App?

Por vezes até só usamos essas apps uma vez, mas deixamos aquela permissão activa, o que além de fragilizar a segurança da nossa conta, enche-a de acessos externos absolutamente desnecessários. Por isso, uma boa prática é revogar esses acessos.

Através do computador, entra em www.instagram.com e clica em “Editar Perfil“. Depois, selecciona “Aplicativos autorizados” e, de seguida, faz “Revogar acesso” a todas as permissões existentes.

4. Muda para perfil pessoal

O algoritmo do Instagram está mais empenhado em controlar o que as contas comerciais fazem, uma vez que estas representam negócios que usam a plataforma com objectivos financeiros. Por isso, esta opção pode ser interessante para sair do foco de atenção desta rede social.

Claro que esta situação não é ideal, mas se já tentaste tudo, pode valer a pena experimentar.

5. Remove todas as hashtags banidas pelo Instagram

Faz uma breve pesquisa na internet e descobre quais as hashtags banidas pela plataforma (normalmente, são hashtags que estão fortemente associadas a spam ou conteúdo considerado impróprio).

Se achares que uma situação limite obriga a decisões dramáticas: então apaga todas as hashtags dos teus posts. Mais vale prevenir do que remediar, mas se for preciso – remediar, que seja.


Se nada disto resultar? Entra em contacto com o Instagram.

Porquê que esta é a última opção? Porque raramente respondem e quando o fazem já passou imenso tempo. Obviamente esta seria a forma ideal, mas talvez tenhas de insistir incansavelmente. (Boa sorte!)


Como evitar o shadowban no Instagram?

1. Pára (JÁ!) de usar hashtags banidas pela plataforma

Como podemos confirmar se a hashtag foi banida? Através de uma rápida pesquisa na internet, encontrarás diversas listas. No entanto, se não estiveres convencida/o ou se não encontrares a hashtag concreta que queres usar, procura-a no próprio Instagram e surgirá um aviso se estiver bloqueada.

2. Vai com calma na utilização de programas de automação

O Instagram tem guerra declarada ao spam. Por isso mesmo, caso uses programas de automação, deves optar por níveis de velocidade mais lentos.

Evita seguir muitas pessoas no mesmo dia, não reajas a todos os posts e mais alguns. Tem um comportamento consciente e lógico.

3. Varia nas hashtags que utilizas

O Instagram precisa saber que és uma pessoa e não um robot, por isso, age como tal. Não coloques sempre as mesmas hashtags.

Sei que pode ser aborrecido estar sempre a procurar novas hashtags, mas adapta a tags que usas segundo o conteúdo que publicas. Evita usar hashtags em inglês, quando o teu conteúdo está todo em português. Aposta em tags que façam sentido para o teu público, que estejam relacionadas com a tua legenda ou com a imagem que vais publicar.


Isto já te aconteceu?

Envia-me uma mensagem privada ou um email com a tua experiência.

Gostaste do texto? Partilha-o.

Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-me nas redes sociais.