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Criatividade . Empreendedorismo . Marca Pessoal

Como crescer nas redes sociais?

Queres mais números, melhores resultados, mas não sabes como nem o que deves melhorar? Talvez este texto ajude.

1. Usa a mesma foto de perfil e descrição em todas as plataformas

Coerência é a palavra de ordem.

Por isso, facilita a vida a quem te procura – usa a mesma foto de perfil em todas as plataformas que usas.

Torna a tua descrição (a.k.a. bio) tão incrível e completa que faça sentido estar em todas as tuas redes sociais. Opta por uma frase curta e assertiva, que resuma o que fazes e a quem te diriges. Torna a tua comunicação tão clara e objectiva quanto possível.

2. Coloca uma “call to action” na descrição

Isto é, cria uma frase que conduza o teu público a uma acção.

Por exemplo: os títulos dos meus artigos são sempre criados em género de pergunta. No Instagram, coloco na bio a pergunta com uma setinha para o link. Assim, quem quiser conhecer a resposta, é redireccionado para o meu site.

Podes usar isto para ganhares tráfego no teu site, para divulgares o teu eBook, para promoveres um workshop ou para conquistares subscritores no YouTube.

3. Define o teu público-alvo

Quem fala para todos, não fala para ninguém.

Sentes que vais fechar portas se direccionares a tua comunicação para um único grupo de pessoas? Tens medo de perder oportunidades?

Lembra-te:

É impossível agradar a gregos e a troianos.

Por isso, escolhe um lado. Identifica quem é o teu público, quais as suas dores, no que acreditam, quais os seus valores, do que gostam, que problemas gostavam de ver resolvidos. Depois, fala com eles e para eles. Cria uma relação de compreensão, disponibilidade e proximidade.

Apaixona-te pelo teu público.

Isso fará com que tudo se torne mais simples, leve e fácil. É isto que te vai trazer motivação, nos dias mais difíceis. É isto que te fará querer ser cada vez melhor.

4. Cria conteúdo focado

Publicar sobre tudo e sobre nada pode resultar nas redes sociais privadas. No entanto, se o teu foco é comercial, se as tuas redes sociais são ou queres que venham a ser o teu negócio (ou parte dele), então, aponta esta dica: conteúdo focado cria uma comunidade igualmente focada e comprometida.

O conteúdo deve ser consistente, enquadrado e lógico.

Quando sabes qual é o teu propósito, a razão pela qual fazes o que fazes; quando conheces o teu público como mais ninguém; quando dominas o teu negócio, a tua marca, os teus produtos/serviços é fácil saber que temas farão ou não sentido publicar. Tenta ser fiel a isso, tenta respeitar esse padrão e sê consistente ao longo do tempo.

Não importa ter um milhão de seguidores e só dois quererem verdadeiramente saber o que faço. Prefiro ficar só com esses dois, se assim for.

Os números não significam sucesso. Números são números. O teu público não são números, são pessoas. Lembra-te disso, sempre.

Fala para pessoas que fazem sentido ouvir-te. Cria conteúdo a pensar nelas, no que procuram, no que querem saber, nos seus problemas, nas suas dores.

5. Mantém os teus seguidores envolvidos

As redes sociais são tuas, mas não são tuas; são também de quem te segue.

É a interacção por parte dos teus seguidores que dá vida à tua página, é o teu público que torna tudo real, verdadeiro. Por isso, cria motivos para que se envolvam, chama-os para o teu projecto, partilha decisões com eles, pede opiniões, pede respostas.

(meras) Sugestões:

  • Faz perguntas
  • Cria conteúdos com humor
  • Partilha momentos reais, de dificuldade, de fraqueza – o público sente empatia por pessoas verdadeiras, pessoas com quem se identificam
  • Cria conteúdos inspiradores – partilha frases ou ideias positivas, motivadoras, entusiasmantes
  • Ensina-lhes algo, partilha conteúdo de valor acrescido

6. Usa as diferentes redes sociais em conjunto para aumentares o teu público

Cria conteúdos específicos para cada canal de comunicação. Cada plataforma tem a suas particularidades, os seus objectivos, a sua própria vibe (vá, digamos assim), por isso, usa isso a teu favor. Cria conteúdos diferentes, mas que se complementem.

Usa o Facebook para enviar tráfego para o teu Instagram; do Instagram envia o teu público para o LinkedIn; (…)

Transforma a tua marca numa experiência. Desperta curiosidade, vontade de querer saber mais.

7. Antes de consumires o que os outros produzem, cria!

Passas horas no Instagram? Perdes noção do tempo e do espaço quando navegas no YouTube?

Parou aí!!!

Queres que as tuas redes sociais cresçam? Queres melhorar os teus resultados, a tua performance? Queres ganhar dinheiro, criar um negócio e viver do que produzes através das redes sociais?

Então, antes de consumires o que os outros produzem, foca-te a produzir o teu próprio conteúdo de qualidade, dedica-te a construir as melhores legendas, a tirar as fotografias mais incríveis, a definir a estratégia mais impressionante.

Pesquisa, investiga, descobre o que existe – mas, usa isso como inspiração, motivação, força para agir. Não te compares, não te limites, não te boicotes. Usa as redes sociais para te estimulares e nunca para procrastinares.

Este é o teu projecto, o teu negócio, o teu universo. Não te percas pelo caminho.

Não se trata dum exercício de egocentrismo, mas sim de auto-preservação. Mantém-te única/o, mantém-te fiel às tuas ideias e cria conteúdo que seja exactamente à tua imagem e semelhança. Não transformes o que vês nos outros, naquilo que queres ser. Mantém-te fiel a ti, ao que queres, ao que te torna especial e diferente.

Procura referências e pessoas que te estimulem a ter melhores ideias, mas não percas tempo a seguir e/ou a consumir conteúdos que não te somem valor, que não te agreguem conhecimento e que não tornem o teu dia mais positivo.

Usa as redes sociais para construíres a tua história. Navega de forma consciente, controla os teus hábitos e faz escolhas inteligentes.


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